sexta-feira, 17 de maio de 2013

Web 2.0


Envolvimento, ação e participação na construção colaborativa de conhecimento são alguns dos elementos que caraterizam a Web 2.0 (Moreira et al., 2009).

Este conceito foi introduzido por Tim O´Reilly e a Media Live Internacional (2004) e trata-se de "um processo metamórfico de passagem de meio de transmissão e consumo de informação a plataforma de criação, partilha, reconstrução, reorientação e legado de conteúdos (Downer, s.d., cit. por Moreia et al., 2009, p. 113). 

Hoje é possível criar e distribuir conhecimento em diferentes suportes de divulgação e partilha, através de blogs, wikis, podcasts, entre muitas outras ferramentas. Um processo  rápido e até um pouco intuitivo, que permite a todos serem co-autores de conhecimento. 

Esse processo é justamente permitido pelo acesso livre de ferramentas de comunicação e de produtividade, de colaboração  e de partilha e ideias, expressão pessoal, de autoria e de busca de informação numa dimensão social. 

E é aliado a estas ideias, que atualmente reconhecemos uma nova geração, que não se alheia a estes recursos, os quais têm uma componente educativa que se deve reconhecer e valorizar de modo a que a aprendizagem e a construção de conhecimentos seja um processo criativo, estimulante  e auto-dirigido.

Num "mundo" em que tudo se transforma de forma tão rápida, novas webs se anunciam, como é possível visualizar no esquema seguinte (João, s.d.).  
 


 

  Há um vídeo bastante popular no youtube (http://www.youtube.com/watch?v=NJsacDCsiPg) com o qual podemos perceber e refletir sobre o poder que temos na Web 2.0 pois "A máquina somos nós!"


Referências bibliográficas:

- Carvalho, A. (Org.). (2008). Manual de Ferramentas da Web 2.0 para professores. Ministério da Educação. Disponível em http://www.crie.min-edu.pt/publico/web20/manual_web20-professores.pdf, acedido em Abril de 2013.

- Miranda, G. (2007). Ensino Online e Aprendizagem multimédia. Lisboa: Relógio de água, pp. 113-114.

- O´Reilly (2007). What Is Web 2.0: Design Patterns and Business Models for the Next Generation of Software. USA: O'Reilly Media.
 
- Página do prof. João - Recursos web  (s.d.). Disponível em  http://profjoao.org/,acedido em Maio de 2013.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário