Um dos trabalhos propostos na unidade curricular Novas Tecnologias e Práticas de Formação foi a exploração de uma ferramenta/plataforma pedagógica. A que eu escolhi foi a plataforma atutor e que de seguida passo a apresentar.
Nome: ATutor
Link de acesso: www.atutor.ca
Licenciamento: É um Open Source (código aberto) baseado na Web Learning Management System (LMS).
Descrição (funcionalidades):
A plataforma ATutor é projeto da Adaptive Technology Resource Centre (ATRC) da University of Toronto criado em 2002, desenvolvido, sobretudo, para populações com deficiência ou com pouca familiariedade com ferramentas/plataformas online.
Esta
plataforma integra um sistema de ambientes de rede social e cursos
online. O primeiro é designado por ATutor Social que pode ser usado
isoladamente como aplicativo de rede social ou como ambiente de
aprendizagem social. Nos cursos online são disponibilizadas ferramentas
assíncronas e síncronas, nomeadamente fóruns, chats e glossário, que
permitem uma aprendizagem mais integral.
Há três tipos de utilizadores que são o Administrador, o Instrutor e o Aluno.
- O administrador(ou
administradores) é o instrutor de pedidos, gestor dos usuários,
responsável pela gestão dos cursos, pela personalização (módulos, temas,
etc), manutenção (atualização, backups, línguas, etc).
- O instrutor
é o responsável pelo controlo de acesso e privilégios, o administrador
dos conteúdos (páginas, pesquisas, repositório de arquivos, wiki,
tarefas, notícias, forum, estatísticas), faz a gestão dos alunos e
assistentes e é responsável pela exportação dos conteúdos.
- Quanto aos alunos,
estes têm acesso a ferramentas que garantem a acessibilidade aos
conteúdos e à plataforma, às mensagens e ferramentas de colaboração, aos
foruns, wiki, blogs e repositórios do grupo ou de todo o curso,
glossário, lista de leitura e pesquisa.
O
ATutor é uma plataforma de fácil acesso e utilização e redistribuição
dos conteúdos entre educadores e alunos, mesmo para aqueles que estão
pouco familiarizados com este tipo de ferramenta, como mencionado anteriormente.
Permite
que professores, instrutores e tutores possam criar conteúdo
reutilizável, o qual pode ser compartilhado entre diferentes LCMS
possibilitando a partilha de conteúdos entre os diferentes sistemas, o
que constitui uma grande vantagem desta plataforma.
Estimula
a aprendizagem virtual, a participação e cooperação entre todos os
participantes graças às ferramentas assíncronas e síncronas, promove o
desenvolvimento e estruturação de conhecimentos através da partilha de
informações quer ao nível dos cursos quer ao nível da rede social.
Está disponível em diferentes idiomas inclusive em português.
Integra
diferentes formas de educação segundo a tipologia de Conner (2009). Ao
nível formal pela natureza formativa e educativa dos cursos; ao nível
intencional através do processo de planificação dos administradores e
instrutores; e ao nível informal, que podemos encontrar na rede social
da plataforma e nas interações existentes entre os participantes que
estimula as aprendizagens e conhecimentos, valores e atitudes.
A
escolha do ATutor partiu do interesse em conhecer melhor uma plataforma
com funcionalidades e potencialidades educativas. Pela pesquisa que fiz,
verifiquei que existem outras plataformas com funcionalidades
semelhantes a esta, no entanto a ATutor distingue-se pela adaptabilidade
a populações com pouca familiariedade às ferramentas interativas ou
portadores de deficiência o que demonstra a preocupação na inclusão de
todos neste modo de ensino.
Por outro lado, a ATutor também possibilita
através da rede social, a interação dos diferentes intervenientes no
curso de formação e a partilha de informação entre diferentes plataforma
o que faz com que os conhecimentos sejam cosntruidos numa verdadeira
comunidade de aprendizagem, mais alargada.
Enquanto
futura profissional em Ciências da Educação verfico o fato de ser
crucial manter-me atualizada e conhecer os diferentes
recursos/ferramentas educativas de modo a que quando integrada num
projeto de ensino a distancia ou responsável pela conceção de um curso
em b-learning ou d-learning seja capaz de optar pela plataforma com
funcionalidades/ferramentas mais adequadas ao mesmo de modo a que se
possa tirar proveitas das ferramentas educativas que existem atualmente.
Pois estas plataformas fazem parte do presente e farão,
necessariamente,parte do futuro. Por isso, é necessário conhecê-las,
valorizá-las, atualizá-las sempre com o intuito de melhor servir os
interesses educativos da sociedade, permitindo a criação de uma aldeia
global. Um conhecimento construido entre todos e para todos.
Exemplos de plataformas ATutor:
- Projeto Asas Para Voar: http://www.learn4u.com.pt/asas/index.php?option=com_content&task=view&id=3&Itemid=4
- Plataforma Da Escola Profissional Cristóvão Colombo: http://venus.epcc.pt/atutor/help/index.ph
Bibliografia:
- Atutor Learning Management Tools. Centro de documentação Atutor. Acedido em http://atutor.ca/atutor/docs/index.php , a 24 Fevereiro de 2013.
-
Escribano, M (Org). (2010). Manual del usuário ATutor 1.6.2. Unidad de
Coordinación del Nodo Nacional de GBIF en España: Madrid.Acedido em http://atutor.ca/atutor/docs/Manual_ATutor_v1??.1_ES.pdf, a 24 de fevereiro de 2013.
-
Escribano, M (Org). (2011). Manual del usuário ATutor 2.0. Unidad de
Coordinación del Nodo Nacional de GBIF en España: Madrid. Acedido em
http://atutor.ca/atutor/files/Ma nualATutor_ES_2.0_v1.3.pdf, a 24 de
fevereiro de 2013.
- Gonçalo Mendes (2011). 8 plataformas gratuitas para ensinar e aprender online. Acedido em http://www.professortic.com/2011/02/8-plataformas-para-ensinar-online/, a 3 de fevereiro de 2013.
- Meirinhos,
M. & Osório, A. (s.d). Plataformas e-learning e a criação de
ambientes de aprendizagem colaborativa. Universidade do Minho. Acedido
em http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/3881/1/poster_A_colaborativa_6 0.pdf , a 24 de fevereiro de 2013.
- Miranda, G. (2007). Ensino Online e Aprendizagem multimédia. Lisboa: Relógio de água, pp. 71-76.
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