quinta-feira, 9 de maio de 2013

Plataforma Atutor

Um dos trabalhos propostos na unidade curricular Novas Tecnologias e Práticas de Formação foi a exploração de uma ferramenta/plataforma pedagógica. A que eu escolhi foi a plataforma atutor e que de seguida passo a apresentar.

Nome: ATutor 
 
Link de acesso: www.atutor.ca 
 
Licenciamento: É um Open Source (código aberto) baseado na Web Learning Management System (LMS).

Descrição (funcionalidades):

A plataforma ATutor é projeto da Adaptive Technology Resource Centre (ATRC) da University of Toronto criado em 2002, desenvolvido, sobretudo, para populações com deficiência ou com pouca familiariedade com ferramentas/plataformas online.
 
Esta plataforma integra um sistema de ambientes de rede social e cursos online. O primeiro é designado por ATutor Social que pode ser usado isoladamente como aplicativo de rede social ou como ambiente de aprendizagem social. Nos cursos online são disponibilizadas ferramentas assíncronas e síncronas, nomeadamente fóruns, chats e glossário, que permitem uma aprendizagem mais integral.

três tipos de utilizadores que são o Administrador, o Instrutor e o Aluno. 

- O administrador(ou administradores) é o instrutor de pedidos, gestor dos usuários, responsável pela gestão dos cursos, pela personalização (módulos, temas, etc), manutenção (atualização, backups, línguas, etc).

- O instrutor é o responsável pelo controlo de acesso e privilégios, o administrador dos conteúdos (páginas, pesquisas, repositório de arquivos, wiki, tarefas, notícias, forum, estatísticas), faz a gestão dos alunos e assistentes e é responsável pela exportação dos conteúdos.

- Quanto aos alunos, estes têm acesso a ferramentas que garantem a acessibilidade aos conteúdos e à plataforma, às mensagens e ferramentas de colaboração, aos foruns, wiki, blogs e repositórios do grupo ou de todo o curso, glossário, lista de leitura e pesquisa.

Potencialidades educativas: 
 
O ATutor é uma plataforma de fácil acesso e utilização e redistribuição dos conteúdos entre educadores e alunos, mesmo para aqueles que estão pouco familiarizados com este tipo de ferramenta, como mencionado anteriormente.

Permite que professores, instrutores e tutores possam criar conteúdo reutilizável, o qual pode ser compartilhado entre diferentes LCMS possibilitando a partilha de conteúdos entre os diferentes sistemas, o que constitui uma grande vantagem desta plataforma. 
 
Estimula a aprendizagem virtual, a participação e cooperação entre todos os participantes graças às ferramentas assíncronas e síncronas, promove o desenvolvimento e estruturação de conhecimentos através da partilha de informações quer ao nível dos cursos quer ao nível da rede social. 
 
Está disponível em diferentes idiomas inclusive em português. 
 
Integra diferentes formas de educação segundo a tipologia de Conner (2009). Ao nível formal pela natureza formativa e educativa dos cursos; ao nível intencional através do processo de planificação dos administradores e instrutores; e ao nível informal, que podemos encontrar na rede social da plataforma e nas interações existentes entre os participantes que estimula as aprendizagens e conhecimentos, valores e atitudes. 

Apreciação pessoal:
 
A escolha do ATutor partiu do interesse em conhecer melhor uma plataforma com funcionalidades e potencialidades educativas. Pela pesquisa que fiz, verifiquei que existem outras plataformas com funcionalidades semelhantes a esta, no entanto a ATutor distingue-se pela adaptabilidade a populações com pouca familiariedade às ferramentas interativas ou portadores de deficiência o que demonstra a preocupação na inclusão de todos neste modo de ensino. 

Por outro lado, a ATutor também possibilita através da rede social, a interação dos diferentes intervenientes no curso de formação e a partilha de informação entre diferentes plataforma o que faz com que os conhecimentos sejam cosntruidos numa verdadeira comunidade de aprendizagem, mais alargada.

Enquanto futura profissional em Ciências da Educação verfico o fato de ser crucial manter-me atualizada e conhecer os diferentes recursos/ferramentas educativas de modo a que quando integrada num projeto de ensino a distancia ou responsável pela conceção de um curso em b-learning ou d-learning seja capaz de optar pela plataforma com funcionalidades/ferramentas mais adequadas ao mesmo de modo a que se possa tirar proveitas das ferramentas educativas que existem atualmente. Pois estas plataformas fazem parte do presente e farão, necessariamente,parte do futuro. Por isso, é necessário conhecê-las, valorizá-las, atualizá-las sempre com o intuito de melhor servir os interesses educativos da sociedade, permitindo a criação de uma aldeia global. Um conhecimento construido entre todos e para todos.


Exemplos de plataformas ATutor: 
 
 
- Plataforma Da Escola Profissional Cristóvão Colombo: http://venus.epcc.pt/atutor/help/index.ph

Bibliografia:

- Atutor Learning Management Tools. Centro de documentação Atutor. Acedido em http://atutor.ca/atutor/docs/index.php , a 24 Fevereiro de 2013.

- Escribano, M (Org). (2010). Manual del usuário ATutor 1.6.2. Unidad de Coordinación del Nodo Nacional de GBIF en España: Madrid.Acedido em http://atutor.ca/atutor/docs/Manual_ATutor_v1??.1_ES.pdf, a 24 de fevereiro de 2013.

- Escribano, M (Org). (2011). Manual del usuário ATutor 2.0. Unidad de Coordinación del Nodo Nacional de GBIF en España: Madrid. Acedido em http://atutor.ca/atutor/files/Ma nualATutor_ES_2.0_v1.3.pdf, a 24 de fevereiro de 2013.
- Gonçalo Mendes (2011). 8 plataformas gratuitas para ensinar e aprender online. Acedido em http://www.professortic.com/2011/02/8-plataformas-para-ensinar-online/, a 3 de fevereiro de 2013.
- Meirinhos, M. & Osório, A. (s.d). Plataformas e-learning e a criação de ambientes de aprendizagem colaborativa. Universidade do Minho. Acedido em http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/3881/1/poster_A_colaborativa_6 0.pdf , a 24 de fevereiro de 2013.

- Miranda, G. (2007). Ensino Online e Aprendizagem multimédia. Lisboa: Relógio de água, pp. 71-76.


 

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