quinta-feira, 9 de maio de 2013

Os quatro C´s do m-learning (Quinn, 2012)



Quinn (2012) em The Mobile Academy. Mlearning for higher education. apresenta-nos uma abordagem sobre os dispositivos móveis e a forma como estes podem ser utilizados como ferramenta pedagógica no processo de aprendizagem. 


A aprendizagem móvel ou mobile learning é segundo Sharples et al. (2009) um processo (pessoal e público) de conhecer através da exploração de diferentes contextos, entre pessoas e tecnologias interativas (cit. por Amélia, 2013). 


Segundo Quinn (2012) existem quatro C´s que permitem compreender diferentes formas úteis para utilizar os recursos móveis na educação, mais concretamente em m-learning e que são:


  • Content (conteúdo)

É o documento (texto ou gráfico), áudio  ou vídeo, nomeadamente podem ser arquivos de áudio ou vídeo de formações, seminários, entrevistas, documentários, livros, capítulos ou artigos.

Esta ferramenta permite ao usuário criar ficheiros em qualquer lugar e poder aceder à informação quando lhe for mais conveniente. 


Por exemplo, o aluno pode tomar notas numa visita de estudo, tirar fotografias, gravar em aúdio o que o guia apresenta  e mais tarde utilizar para estudar para o teste ou para fazer um trabalho sobre a visita.



  •    Capture (capturar)

O usuário captura através do seu dispositivo móvel como imagens, vídeos, áudio e até pode criar as suas próprias imagens e texto. Estes dispositivos permitem também gravar a localização. Pode guardar ou partilhar os conteúdos produzidos. 


  • Compute (computar)


São ferramentas do sistema que permitem armazenar o conteúdo, calcular a sua área e tempo.



  • Communicate (comunicar)

 Através da disponibilização dos conteúdos produzidos para outras pessoas, há troca e partilha de informação. 

A interacção/comunicação deixa de ser apenas possível em tempo real e no mesmo espaço passando a in tegrar outros campos. A interacção pode ocorrer de forma síncrona (em tempo real através do chat, por exemplo) ou assíncrona (nomeadamente, através do fórum). 

Esta característica facilita a comunicação e a aprendizagem entre os educandos, educadores e tutores.





Assim, verifica-se que a aprendizagem pode ser mais enriquecedora quando utilizados os dispositivos móveis e a combinação destes 4 fatores possibilita que todos sejam produtores e receptores de informação, o que faz com que o desenvolvimento de competências cognitivas, pessoais e sociais tendam a aumentam. Por isso é de todo importante o uso integrado destas componentes.

A fig. seguinte permite compreender os 4 C´s de Quinn (2012):





Bibliografia:
Quinn, C. (2012). The mobile academy: mLearning for higher education. Disponível em: http://www.designingmlearning.com/TheMobileAcademySample.pdf.

Sem comentários:

Enviar um comentário