Quinn (2012) em The Mobile Academy. Mlearning for higher education. apresenta-nos
uma abordagem sobre os dispositivos móveis e a forma como estes podem ser
utilizados como ferramenta pedagógica no processo de aprendizagem.
A
aprendizagem móvel ou mobile learning é segundo Sharples et al. (2009) um processo
(pessoal e público) de conhecer através da exploração de diferentes contextos,
entre pessoas e tecnologias interativas (cit. por Amélia, 2013).
Segundo
Quinn (2012) existem quatro C´s que
permitem compreender diferentes formas úteis para utilizar os recursos móveis
na educação, mais concretamente em m-learning e que são:
- Content (conteúdo)
É o documento (texto ou gráfico),
áudio ou vídeo, nomeadamente podem ser
arquivos de áudio ou vídeo de formações, seminários, entrevistas,
documentários, livros, capítulos ou artigos.
Esta ferramenta permite ao usuário
criar ficheiros em qualquer lugar e poder aceder à informação quando lhe for
mais conveniente.
Por exemplo, o aluno pode tomar notas
numa visita de estudo, tirar fotografias, gravar em aúdio o que o guia
apresenta e mais tarde utilizar para estudar
para o teste ou para fazer um trabalho sobre a visita.
- Capture (capturar)
O
usuário captura através do seu dispositivo móvel como imagens, vídeos, áudio e
até pode criar as suas próprias imagens e texto. Estes dispositivos permitem
também gravar a localização. Pode guardar ou partilhar os conteúdos produzidos.
- Compute (computar)
São ferramentas do sistema que
permitem armazenar o conteúdo, calcular a sua área e tempo.
- Communicate (comunicar)
Através da disponibilização dos
conteúdos produzidos para outras pessoas, há troca e partilha de informação.
A interacção/comunicação
deixa de ser apenas possível em tempo real e no mesmo espaço passando a in
tegrar outros campos. A interacção pode ocorrer de forma síncrona (em tempo
real através do chat, por exemplo) ou assíncrona (nomeadamente, através do
fórum).
Esta característica facilita a comunicação e a aprendizagem entre os educandos,
educadores e tutores.
Assim, verifica-se que a aprendizagem pode ser mais enriquecedora
quando utilizados os dispositivos móveis e a combinação destes 4 fatores possibilita que todos sejam produtores e receptores de informação, o que faz com
que o desenvolvimento de competências cognitivas, pessoais e sociais tendam a
aumentam. Por isso é de todo importante o uso integrado destas componentes.
A fig. seguinte permite compreender os 4 C´s de Quinn (2012):
Bibliografia:
Quinn, C. (2012). The mobile academy: mLearning for higher education. Disponível
em: http://www.designingmlearning.com/TheMobileAcademySample.pdf.
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