A Tutoria Online pode ser entendida como a
atividade de implementação, condução e acompanhamento de
alunos/formandos na Educação a Distância (EaD) por meio de tecnologias
de informação e comunicação. Esta pode decorrer em ambientes de
comunicação síncrona, nomeadamente via chat, em ambientes de comunicação
assíncrona como é exemplo o fórum e pode ocorrer ainda em ambientes
artificiais de realidade virtual e/ou aumentada.
Um
dos macro-referenciais pedagógicos da EaD, e consequentemente da
Tutoria Online, é o modelo proposto por Gilly Salmon (2002) que realça a
importância da interatividade entre os membros da comunidade. As
estratégias pedagógicas devem desenvolver-se de forma a responder a
objetivos relacionados com o acesso, motivação e socialização dos
membros da comunidade, troca de informação e a construção partilhada de
conhecimento, para que no fim do curso haja o desenvolvimento sustentado
de uma comunidade de aprendizagem.
As cinco etapas do modelo são as seguintes:
I) Acesso e Motivação
Os e-formandos acedem à plataforma pedagógica com o auxílio do
e-formador e este motiva-os a participar e a colaborar através de uma
mensagem de boas vindas e da abertura para ajudar em alguma dificuldade.
A etapa termina quando são deixadas as primeiras mensagens pelos
participantes;
II) Socialização Online
Dá-se o estabelecimento da identidade online de cada participante e
descoberta dos outros colegas através do perfil definido por cada um,
discussões e debates no fórum ou outro tipo de tarefas que promovam a
empatia e interacção. É importante que o e-formador tenha um
conhecimento aprofundado sobre cada participante. A etapa tem fim quando
os e-formandos começam a partilhar online um pouco de si;
III) Troca de informação
São operacionalizadas várias atividades que pretendem a partilha de
informação sobre os conteúdos do curso propostos entre os e-formandos
desempenhando estes últimos um papel activo na consecução dos
objectivos. É fundamental um contexto colaborativo e de interacção e
para isso, o e-formador deve encorajar o contributo pertinente e
adequado dos e-formandos. A etapa culmina com o início da construção de
conhecimento;
IV) Construção do Conhecimento
Tem lugar uma aprendizagem interactiva e construtiva onde ocorre
exploração, discussão, reflexão e avaliação de factos e posições. O
e-formador comporta-se como um participante apoiando e estimulando a
procura de respostas e realizando sínteses durante os debates;
V) Desenvolvimento Pessoal
Procura de benefícios do sistema que permitam atingir os objectivos
individuais, permitindo-lhes reflectir e compreender o seu processo de
aprendizagem e a se responsabilizar mais pelo seu percurso. O e-formador
continua a apoiá-los respondendo a dúvidas até que a experiência
formativa termine.
Vantagens e desvantagens do modelo
Vantagens:
- é um modelo claro e objetivo quanto às etapas fundamentais da criação e desenvolvimento da comunidade de aprendizagem e dos papéis dos aprendentes e formador em cada uma das etapas;
- importância que confere à interatividade na consecução dos objetivos (patentes no modelo) mas que apresenta uma ambivalência pois esses objetivos são progressivamente mais complexos e difíceis de atingir;
- potencia uma progressiva e acentuada autonomização do aluno na construção do seu conhecimento;
- a aprendizagem é essencialmente interativa e construtiva;
- o acompanhamento por parte do tutor é progressivamente menos necessária.
Desvantagens:
- é necessário o domínio de determinadas competências tecnicas e pedagógicas em cada um dos estádios do modelo, tanto pelo formador como pelos participantes. Caso o formador não possua, é difícil ou mesmo impossível da formação ter sucesso;
- por vezes é difícil para o formador dar feedback a todos os participantes individualmente ou contatar aqueles que não participam, sobretudo quando se trata de um grupo muito grande. Neste modelo é exigida quase uma omnipresença do tutor.
As vantagens e desvantagens do modelo também se relacionam com as ferramentas de que dispõe, e que são as ferramentas assíncronas e as síncronas. E que de seguida irei clarificar.
Ferramentas assíncronas (forum, email, por ex.)
Vantagens:
- possibilita o acesso às atividades no momento mais conveniente;
- o sitema pode falhar (desvantagem) mas poderá aceder noutro momento e aceder às informações pois o software mantém as mensagens registadas;
- fácil controlo das intervenções dos participantes.
Desvantagens:
- falha do sistema;
- pouca motivação em participar porque não há domínio dos conteúdos;
- ausência de pistas paralinguísticas (comunicação não-verbal).
Ferramentas síncronas (chat, videoconferência, por ex.)
Vantagens:- feedback imediato à intervenção dos participantes (pode ser também uma desvantagem quando a mensagem passada pelo participante for desadequada e não lhe permitir corrigir);
- pode permitir o acesso à linguagem corporal se for através de videoconferência.
Desvantagens:
- falha do sistema sem acesso à informação anterior à falha;
- condiciona e pressupõe o acesso de todos os participantes em simultâneo;
- dificuldade por parte do tutor em controlar todas as intervenções dos participantes e redirecionar o grupo;
- pouca motivação em participar na atividade porque há pouco domínio dos conteúdos e de competências linguísticas em termos de rápida leitura e de teclar rapidamente.
Tal como no ensino tradicional, há vantagens e desvantagens no ensino a distância, mas podem ser atenuadas com a aplicação de um bom modelo de tutoria. Neste caso específico o modelo de tutoria de Salmon pois é sem dúvida um macro-referencial pedagógico na educação a distância e por esse motivo dever-se-á ter em consideração na planificação/desenvolvimento de cursos online. O papel do tutor online e as competências que este deve possuir são exigentes mas podem ser adquiridas através de formação e experiências online quer enquanto formador quer enquanto formando.
Referências bibliográficas:
Moreira, A., Pedro, L. F. & Santos, C. (2009). Comunicação e Tutoria Online. In Ensino Online e Aprendizagem Multimédia, pp. 111-124. Lisboa: Relógio d’Água.
Morgado, E. & Andrade, A. (s.d.). Avaliação da Tutoria no Ensino a Distância. Disponível m: http://pt.calameo.com/read/000027735e9edf7afab6a , consultado a 13 de março de 201.
Santos, T., Pessoa, T., Barreira, C.
& Póvoa, L. (2008, Setembro). A Tutoria Online. In Faculdade de
Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Colóquio sobre Questões Curriculares. Coloquio apresentado em Florianopolis, Brasil.
Sérgio, J. (2007). Presença social,
percepções, relações interpessoais e grau de satisfação com o curso de
e-learning. Tese de Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia.
Universidade Aberta, Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/740/1/LC242.pdf, acedido a 13 de março de 2013
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